Controle de ruído em pneus

pneus silenciosos

Pneus com sistema de controle de ruído

No campo do controle do ruído, muitas vezes reduzir dois dB não é uma tarefa trivial. Muito esforço é feito no sentido de identificar as diversas fontes de ruído existentes por exemplo num eletrodoméstico, ou aeronave ou um automóvel.

No caso de automóveis uma importante fonte de ruído é o atrito dos pneus no solo. Em caros elétricos onde não existe o ruído do motor, essa deve ser uma das principais fontes de ruído.

Na briga por 2 dB de silêncio, a pedido da Audi, a Pirelli, desenvolveu um novo tipo de pneu capaz de reduzir o ruído transmitido para dentro da cabine por meio da estrutura do carro. Resta saber se esse mesmo sistema é capaz de reduzir o ruído externo emitido pelo contato entre o pneu e a pista.

Pirelli desenvolve pneus que emitem menos ruído

Tecnologia foi desenvolvida a pedido da Audi e equipa os modelos RS6 e RS7

O ruído da rolagem de alguns pneus é muitas vezes mais alto do que o do próprio motor do automóvel. Caso a cabine do carro não tenha uma boa acústica então, isso significa uma canseira e tanto em longas viagens. Para minimizar este problema, a Pirelli desenvolveu, a pedido da Audi, o “Pirelli Noise Cancelling System”, um sistema que reduz o ruído que os pneus emitem em contato com a estrada.

Segundo a Pirelli, o ruído, causado pela vibração produzida pelo ar que é comprimido quando o pneu é pressionado contra a estrada, é transmitido do pneu para a própria roda antes de chegar ao interior da cabine, através da direção e da suspensão. O sistema inovador da marca utiliza uma esponja de poliuretano no interior do pneu que é desenhada para absorver estas vibrações e assim reduzir a quantidade de ruído que passa para o interior do carro.

A marca afirma que o barulho é reduzido entre dois e três decibéis, ou seja, em aproximadamente 50%, além de melhorar o conforto de condução. Testes foram realizados durante o desenvolvimento do pneu que, de acordo com a Pirelli, confirmam que o uso da esponja não altera as características do pneu. Os pneus que usam este sistema têm as letras PNCS escritas nas laterais para identificar seu uso.

A inovação da Pirelli responde à crescente procura por produtos que reduzam os níveis de ruído e também às últimas exigencias europeias de redução de poluição sonora para os fabricantes de veículos.No momento, o produto vem de fábrica nos modelos Audi RS6 e RS7, nos tamanhos 285/30ZR21 e 275/30ZR21, respectivamente.

Fonte: Midia News