Que tal um banho de música?

Para terminar o ano, que tal relaxar num banho de música? Se existem chuveiros com cores para cromoterapia, por que não uma banheira que transmite as vibrações da música para a água? Poderíamos chamar de massagem sonora? Pensando um pouco sobre o assunto, será que podemos tirar proveito das ondas sonoras para relaxar o corpo? Muito se fala do excesso de ruído como causador de estresse e cansaço, mas isso está mais ligado à intensidade do som.

Fala-se também do relaxamento de alguns tipos de sons como o da natureza, do canto das baleias e outros artificiais criados especialmente para o relaxamento mental. Estes mais ligados aos comprimentos de ondas. Ainda associado ao comprimento de onda, usa-se o ultrassom em alguns tratamentos fisioterápicos e para ver nosso corpo por dentro.

Banheira acústica

Então se pegarmos esses sons e colocarmos dentro d’água, talvez tenhamos algumas reações diferentes do organismo, um relaxamento maior quem sabe? Poderíamos usar as técnicas de controle ativo de ruído, que de forma simplista consiste de captar o som incidente, inverter sua fase e transmitir de volta via alto falantes para cancelar o som inicial. No caso da banheira não seria necessário inverter a fase, mas apenas transmitir para um alto falante dentro d’água. Como não vamos colocar os alto falantes em contato com água, por quê não transformar a banheira inteira num alto falante? Veja o artigo do CatracaLivre, traduzido do Springwise.com.

A Sound Wave cria um alto-falante gigante para quem quer relaxar com um tipo de massagem diferente

Relaxar em uma banheira na hora do banho é um desejo de muitas pessoas. Relaxar em uma banheira na hora do banho ouvindo música pode ser melhor ainda. Mas e se pudéssemos relaxar na banheira na hora do banho ouvindo e sentindo uma música? Bom, isso é possível. A Sound Wave é uma banheira que tem um diferencial: um sistema que capta as vibrações de uma música e as transmite para quem estiver dentro. Ele é composto por vários alto-falantes planos que são montados na parte externa de qualquer banheira de aço esmaltado – o que transforma sua cavidade em um grande alto-falante. O vídeo abaixo, em inglês, explica como funciona.

Compatível com Bluetooth, a Sound Wave pode ser conectada a qualquer smartphone ou tablet. Os fabricantes afirmam que a música, quando transmitida pela água, proporciona um efeito de massagem em quem está se banhando. Por enquanto, a Sound Wave só pode ser encontrada na loja John Lewis, em Londres, por 287 libras (ou o equivalente a 2250 reais).