Novos ruído urbanos

A busca por novas fontes de energia irá criar novos ruído urbanos. Uma característica marcante dos carros superesportivos é o tipo de ruído do motor, diferenciado e de alta intensidade, que atraem o olhar das pessoas ao passarem. Lembram-se da discussão causada na F1 devido ao tipo de ruído dos novos motores? Os patrocinadores não gostaram da redução do ruído, pois causa menos impacto.

Ruído é poder

O nível de ruído pode ser interpretado como um indicador de poder. Quem nunca teve medo de trovão? Em várias culturas, o barulho do trovão é identificado como a fúria dos deuses.

No livro A Afinação do Mundo, que fala sobre Paisagem Sonora, o pesquisador Murray Schafer mostra a evolução dos diversos sons da natureza e do homem na evolução da história da humanidade, como eles ajudaram a moldar nossa sociedade.

Quando o poder do som é suficiente par criar um amplo perfil acústico, também podemos considerá-lo imperialista. Por exemplo, um homem com um alto-falante é mais imperialista que outro que não o possui, porque pode dominar o espaço acústico. …

De fato, o ruído é tão importante como meio de chamar a atenção que, se tivesse sido possível desenvolver maquinaria silenciosa, o sucesso da industrialização poderia não ter sido tão completo. Para maior ênfase, digamos isso de forma mais drástica: se os canhões fossem silenciosos, nunca teriam sido utilizados na guerra.

Talvez aquele medo ancestral dos trovões ainda seja importante elemento de dominação.

 

ruído, ruído urbano, Harley-Davidson, LiveWire, Os Vingadores 2

Harley-Davidson LiveWire em Os Vingadores 2

Mudança de comportamento

A evolução tecnológica e a necessidade de redução de emissões de gases estão substituindo os motores a combustão interna por motores elétricos. Um dos benefícios dessa evolução será a redução da emissão de ruídos. Teremos cidades mais silenciosas, ao menos com menos ruído dos meios de transporte. A par do problema de segurança já falado aqui no blog no post O ruído e a segurança no trânsito, será que magnetismo do ruído de um motor será reduzido ou apenas seremos atraídos por outro tipo de ruído?

Há alguns anos a Harley-Davidson tentou patentear o ruído dos motores V2 das suas motos. Agora ela está inovando trazendo motos com motores elétricos, com menos ruído e completamente diferente de sua famosa assinatura acústica.

Enquanto alguns fabricantes de carros estão criando sistemas para reproduzir o ruído dos motores em carros elétricos, a Harley-Davidson parece não se preocupar com isso. Ela vai deixar para os consumidores decidirem se aprovam os novos modelos elétricos com menos ruído, ou pelo menos sem o tradicional “potato-potato-potato” que à caracteriza.

Segundo a Harley-Davidson o som do motor elétrico parece com “um jato de caça em um porta-aviões”. Você concorda?