Acústica nas arenas da Copa do Mundo 2

Vendo os jogos da Copa me chamou atenção o tratamento acústico que fizeram, vocês viram? Bom saber que a questão acústica está cada vez mais presente em nossas construções.

Acredito que pouquíssimos estão atentos a detalhes construtivos dos estádios durante as transmissões dos jogos, mas para quem está, já deve ter notado o tratamento acústico presente nas zonas mistas dos estádios. A zona mista é onde os atletas ficam antes de entrarem em campo e onde estão em contato com os jornalistas.

zona mista

Imagem: ducker.com.br

Como são ambientes amplos e não requerem muito refinamento nos acabamentos, naturalmente deveriam ser muito reverberantes. Imagine um local cheio de jornalistas querendo falar ao mesmo tempo com os atletas, ninguém entenderia nada. Então surge a necessidade de fazer um tratamento acústico no local para controlar o excesso de reverberação. Esse detalhe pode ser visto nas transmissões dos jogos, basta observar os forros das zonas mistas dos estádios. Todos elas possuem algum tipo de forro acústico, observe.

acústica, zona mista do maracanã, zona mista, forro acustico, copa do brasil, padrão fifa

Zona mista no Maracanã

Zona mista, forro acustico, copa do brasil, mané garrincha, estádio nacional mané garrincha, estádio nacional, copa do brasil, padrão fifa

Zona mista do Estádio Nacional de Brasília.

 

Zona mista Arena das Dunas, zona mista, forro acustico, copa do brasil, padrão fifa, arena das dunas

Zona Mista da Arena das Dunas

No vídeo abaixo da para notar a importância do tratamento acústico. No início do vídeo da para notar a grande reverberação do ambiente. A medida que o vídeo avança podemos notar a redução da reverberação. Na sala de aquecimento (2:40 min) a reverberação já é bem menor, observa-se a grama sintética e um forro acústico que aumentam a absorção sonora no ambiente. Aos 3:00 minutos de vídeo ele fala da zona mista. Nota-se o ruído de outras pessoas e embora exista uma reverberação no ambiente, ela é menor que a do vestiário e maior que da sala de aquecimento. Imaginem se não houvesse tratamento acústico, seria impossível fazer qualquer entrevista neste ambiente.

Vemos que o tratamento acústico deve ser pensado em todos ambientes, conforme o uso que faremos dele.

Além dos jogos, o que acharam da acústica de nossas arenas?