Jogos para cegos no celular

cegos, jogos para cegos, a blind legend, cegos

Já pensou em um jogo para celular que tem que ser jogado de olhos fechados?

Parece estranho, mas é plenamente possível. Afinal, não nos orientamos apenas com a visão, mas também com a audição.

De fato, atravessar uma rua ouvindo música com um fone de ouvido pode ser muito perigoso. Com a audição percebemos se um veículo está se aproximando sem termos que vê-lo. Fato que está gerando discussão a respeito dos veículos elétricos, pois o nível de ruído dos mesmos é muito inferior aos atuais. Isso pode causar acidentes, visto que os pedestres podem não ver ou ouvir os veículos.

Em alguns casos o ruído serve para identificar um tipo de veículo ou marca. A Harley-Davidson, que já tentou patentear o barulho de suas motos, vai entrar no mundo dos motores elétricos e terá que testar o novo ruído de suas motos.

A audição nos ajuda também a identificar as características do meio onde estamos. Quando entramos num ambiente escuro, só pela reverberação do local conseguimos saber se é um ambiente grande ou pequeno, se tem ou não tratamento acústico, qual o tipo de piso, entre outras características.

Simulação sonora

Por meio de auralização, que são técnicas de modelagem matemática do campo sonoro em um ambiente, é possível criar um ambiente virtual que simula a percepção sonora espacial do mesmo. Com esse tipo de simulação sonora, ouvimos um som no computador como se estivéssemos dentro do ambiente virtual. Alguns softwares fazem uso dessa técnica para auxiliar no desenvolvimento de projetos acústicos.

Outra forma de obter um áudio 3D é por meio da gravação binaural, ou biauricular. Essa gravação, que é feita colocando um microfone em cada orelha e então gravando o ambiente, reproduz a sensação sonora de como se estivéssemos no local da gravação. Então poderíamos ouvir o som de uma orquestra na posição do maestro, ou de um músico específico ou em algum lugar na plateia. Esse tipo de gravação tem o problema de estar associada a posição da cabeça na hora da gravação. Assim se movermos a cabeça a “imagem” do local gravado se move junto. Porém esse problema deve ser resolvido em breve com o desenvolvimento de fones com dispositivos de localização.

Se você nunca ouviu um áudio desse tipo, coloque um fone de ouvidos, aperte o play e feche os olhos. Esse exemplo mostra um pouco desse tipo de áudio.

 

Jogando de olhos fechados

Pensando na inclusão digital de deficientes visuais, alguns jogos para cegos estão sendo desenvolvidos como o francês A Blind Legend, que poderá ser jogado em computadores ou aparelhos móveis, sem nenhum gráfico, só com a tela preta e a simulação sonora do ambiente. Cada cena do jogo foi feita com gravação binaural, sendo que o uso de fones de ouvido confere melhor imersão do jogador.

jogos para cegos, games para cegos, a blind legend

A Blind Legend conta a história de um cavaleiro que perdeu sua visão e precisa atravessar uma floresta para libertar sua mulher de sequestradores violentos. O personagem é controlado pelo toque na tela do aparelho móvel ou por mouse, em um computador. Movimentos bruscos com os dedos simulam o uso de uma espada. A tela fica sem nenhuma imagem o tempo todo.

Agora é aguardar para experimentar. Veja a matéria do portal iMasters.

Vitor Litwinczik