ABNT disponibiliza para Consulta Nacional a NBR 10152

abnt, nbr 10152Como havíamos anunciado aqui no blog, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) torna público que o 4º Projeto de Revisão da norma ABNT NBR 10152 que agora passa a se chamar Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações, encontra-se disponível para Consulta Nacional.

A Consulta Nacional é realizada inteiramente on line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões aos Projetos de Norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções apresentadas no próprio site.

A versão em vigor da NBR 10152, de 1987, apresenta apenas os níveis de ruído recomendados para diversos ambientes e as curvas NC, de critério de avaliação em frequência, deixando o procedimento de medição para a norma NBR 10151 – Avaliação do ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade, também em revisão.

Essa 4ª revisão tornou a NBR 10152 bem mais elaborada. Apresenta o procedimento detalhado da medição de ruído para ambientes internos das edificações, quais os tempos de medição, posicionamento dos microfones, descritores de níveis sonoros, entre outros. Apresenta o procedimento de avaliação e uma nova lista de ambientes com os níveis recomendados de ruído.

Agora é o momento de avaliarmos o texto proposto e apresentar sugestões de melhorias. O prazo limite para acessar o documento e enviar sugestões é 14/08/2015. O projeto encontra-se no link do Comitê Brasileiro da Construção Civil: ABNT/CB-002 Construção Civil.

Para participar acesse o link e siga as instruções de cadastro.

Vítor Litwinczik