Simulação sonora

airton senna_620x350Que tal um pouco de simulação sonora?

Técnicas de simulação sonora são bastante utilizadas para elaboração de mapas de ruído para estudos de impacto de vizinhança, quando é necessário projetar o campo acústico de uma região para verificar a influência de uma rodovia ou instalação de uma usina em uma determinada comunidade, para citar alguns exemplos.

Podemos também fazer uso de modelos computacionais para projetos acústicos de ambientes como auditórios, templos, salas de concertos e outros. Dessa forma conseguimos determinar como ficará a qualidade acústica do ambiente e ajustar o projeto para melhorar determinadas características antes mesmo de começar a obra, reduzindo custos com correções futuras.

Uma ferramenta muito útil nesses casos é a auralização, uma técnica que permite simular o ambiente projetado e ouvirmos como um determinado som irá se comportar dentro do ambiente. Muito utilizado em projetos mais sofisticados ou que exigem um grau de precisão mais apurado.

Uma outra forma de simulação sonora foi o que os engenheiros da Honda fizeram. Eles recriaram uma volta de classificação do Airton Senna em 1989, no circuito de Suzuka, com base na telemetria do carro. Veja só que interessante.

 

Por Vitor Litwinczik