Sound Branding

aeroporto_salgado_filho, sound branding, STIOutro dia estive no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Aeroporto reformado, amplo, bonito, tudo OK até o momento da informação pelo sistema de áudio na sala de embarque.

Fiquei pensando, eu que falo a língua não entendi a mensagem o que dirá um turista estrangeiro! Em sendo uma das sedes da Copa do Mundo, será que não existe preocupação com a qualidade da informação que ser quer transmitir?

Talvez pensando nesse problema, mas mais interessando na imagem que o aeroporto quer transmitir, o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, fez um belo trabalho de Sound Branding renovando sua imagem. Quem usa aquele aeroporto já deve ter percebido.

Sound Branding é um método de criação de identidade sonora, algo como uma logomarca sonora, como já falamos em outro post. O Sound Branding visa entender quem é a empresa, conhecer sua personalidade, seus atributos essenciais e depois transformar essa informação em “logomarcas” sonoras, por exemplo, uma melodia, um tipo de voz que é mais aceita pelo seu público alvo e dai por diante.

Podemos fazer um paralelo com a Identidade Corporativa, que é diferente da Imagem corporativa. A identidade define o que a empresa é, seus atributos essenciais, sua personalidade. A imagem visa transformar esses atributos em uma peça gráfica, uma logomarca, que por sua vez tem que representar o que a empresa é.

A par da criação de uma identidade sonora, existem métodos de engenharia que estão interessados em determinar o grau de inteligibilidade de fala em ambientes (speech transmission index, STI), ou de aparelhos de som, telefone, etc.. Com isso é possível fazer ajustes no ambiente ou no sistema de som de forma a melhorar a qualidade da informação transmitida.

No caso do aeroporto Salgado Filho, apesar de todo renovado o som é bastante ruim. Não digo que um trabalho de Sound Branding seria importante, mas certamente a determinação do STI e alterações posteriores para melhoria desse índice.

GRU Airport coloca seu sound branding no ar

Trabalho da Zanna Sound inclui nova voz, tema musical e logomarca sonora

Do portal: Meio e Mensagem

O GRU Airport, nova marca do Aeroporto Internacional de Guarulhos – administrado desde fevereiro de 2012 pelo consórcio Invepar –, é o primeiro aeroporto do País a receber um tratamento de sound branding. O trabalho, assinado pela Zanna Sound, inclui nova voz, tema musical (fundo para as mensagens informativas e manifestações sonoras da marca) e logomarca sonora (som emitido antes das mensagens para os passageiros). Ouça o sound branding abaixo.

As peças começaram a ser executadas nos saguões do GRU Airport no final do ano passado. O projeto foi criado a partir de um estudo de branding que definiu que a marca do empreendimento é feminina, com média de 35 anos, firme, porém próxima, inovadora, dinâmica e multicultural. O objetivo do trabalho é tornar o ambiente mais acolhedor e fazer o aeroporto ser lembrado pelo seu som.